terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vaga de Frio

"Os Avisos Meteorológicos do IM são emitidos sempre que se prevê ou se observam fenómenos meteorológicos adversos (vento forte, precipitação forte, queda de neve, trovoada, frio, calor, nevoeiro persistente e agitação marítima), segundo uma tabelas de cores que reflecte a intensidade do fenómeno e varia para cada distrito.

No caso de Braga, o alerta laranja é accionado quando as temperaturas mínimas baixam para os 4 a 5 graus negativos.

O alerta amarelo, emitido para os restantes distritos corresponde a uma situação de risco para determinadas actividades.

Segundo o IM, perante a emissão de avisos meteorológicos, a população deve estar atenta às recomendações e medidas de auto-protecção divulgadas pela protecção civil e ter em conta que as temperaturas baixas exigem cuidados acrescidos para grupos vulneráveis, comos os idosos e as crianças.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha, entre outras medidas, o uso de várias camadas de roupa, poupança de energia, desligando aparelhos desnecessários para não sobrecarregar a rede, e cuidado na estrada, devido à formação de gelo no piso.

Em casa, recomenda-se atenção às lareiras, devido à libertação de gases tóxicos, e o uso de resguardos. Os aparelhos de aquecimento devem estar afastados de tecidos e das pessoas."
Instituto de Meteorologia


Hoje já se fez sentir o frio, mas dizem que a partir de amanhã é pior...
Já me custou tanto levantar da cama, estes dias, tão cedo e com tanto frio...vamos gelar!!
Ontem quando falava com a minha prima, que mora no Norte, e lhe disse que há previsões para graus negativos em Lisboa, ela responde que então lá eles vão morrer de frio...
Mas aqui fica o aviso e as recomendações do Instituto da Meteorologia para estes dias!!!

2 comentários:

Pata na Possa disse...

Obrigada linda.... vou já preparar o gorro e as luvas

Phiphas disse...

o nuno qd eu xeguei a casa ja tinha a lareira acesa... soube pouco bem soube!!!